Depois da introdução da viagem para a Europa… hora do planejamento!

Uma das coisas mais legais da Eurovelo 15 é que eles tem um site informativo muito bom, que divide o trajeto em etapas , facilitando muito o planejamento e mostrando cada um do pontos de visitação em cada cidade.

Minhas viagens tenho planejado com um ano de antecedência para pesquisar bem o que visitar, onde comer e quanto gastar. Desta forma monto uma planilha pra saber quanto de dinheiro e tempo preciso para ir. Como se trata de uma rota de cicloturismo decidi fazer um planejamento com um item a mais… a quilometragem pelas cidades.

Com isso montei a seguinte planilha:
Gastos hospedagem kilometragem

Nesta planilha está detalhado o que estou considerando na viagem para a Eurovelo 15. Em primeiro lugar fui atrás da passagem aérea, o que geralmente é o mais caro. Sendo assim sempre que estou planejando jogo os valores pra cima… ou seja faço uma pesquisa de preços e vejo quanto está a media da passagem econômica e acrescento uns 500 – 800 reais.

Planejamento de passagens

 

“Por que isso Phil?!”
Para não ter surpresas negativas quando for comprar a passagem! É melhor ser surpreendido com planejamento de maneira positiva do que de maneira negativa e ter que cortar coisas da viagem.

 

 

 

Trem para Andermatt, inicio do planejamento

A ideia é chegar em Zurich, cidade com aeroporto mais próxima e pegar um trem para Andermatt, onde é o início oficial da Eurovelo 15… Mas estou tentado a seguir no pedal desde Zurich… as paisagens são lindas!!!!

 

 

Próxima etapa era listar todas as cidades que passa a rota e saber a distancia entre cada uma delas.
“Por que isso Phil?!”
Pra saber em quais cidades eu deveria passar a noite levando em conta um pedal de 100 – 180km/dia. Com isso dava pra pesquisar quanto gastaria de hospedagem. Tirei uma media de hospedagem de 275 reais por noite. Meu foco do planejamento não é hotel de 5 estrelas… Mas também não quero nem gosto de acampar… Queria algum lugar pra dormir tranquilo e recuperar as forças para o dia seguinte. Mas que fique claro que muitas pessoas que fazer a Eurovelo 15 optam por acampar.

Apfelstrudel sobremesa típica da Alemanha, planejamento de comida é muito importanteEntão chegamos no item mais importante(pelo menos para mim) : A COMIDA!!!
Esse usei referencia de amigos que já viajaram para a Europa… Eles disseram que com 80 reais/dia comeram bem em casal… Eu como não quero ter problemas com grana… coloquei 200 reais por dia. O certo seria trabalhar com Euro… mas tudo bem…

 

Entrada Europa Park, planejamento de passeios também é importanteE por fim itens extras que devem ser listados… Visitas a museus, entrada do Europa Park(parque de diversões que não posso deixar de visitar), e chip de dados. Sim querido leitor, sempre leve um chip de dados internacionais para poder saber pra onde ir e ter como se comunicar…

Com todos esses dados coletados temos quantos quilômetros percorrerei, quanto vou gastar num total(aproximadamente) e quantos dias serão necessários.

 

 

Agora é só seguir para comprar as passagens e estadias 🙂


Phil

Podcaster, Editor, programador e ciclista gaúcho que mora em São Paulo, cansado de ter que acordar às 5:30 da manhã para chegar as 9h no trabalho, a mais de dez anos atrás , Philip resolve se arriscar e ir de bicicleta. Com isso sua paixão pelo ciclismo urbano e de locomoção teve inicio. Hoje detentor de duas lindezas: Epona, uma Trek 1.0 e Valkyria, uma Aventon Highsnobiety

%d blogueiros gostam disto: